domingo, 8 de novembro de 2009

Você é ateu? Como assim?

O objetivo deste texto é esclarecer sobre o ateísmo e o que poderia levar alguém a isto. Trata-se de opiniões pessoais, sem citar quaisquer fontes de informação, portanto passíveis de falhas. Eis alguns questionamentos que tentarei explicar aqui: O que significa ser ateu? Por que motivo alguém deixa de acreditar em deus? É verdade que alguns ateus já foram cristãos?

Ateísmo é a posição filosófica de que não existem deuses, ou que rejeita o conceito do teísmo. O ateu não acredita na existência de Deus ou deuses, não crê nem tem fé religiosa.

À primeira vista algumas pessoas imaginam que o ateu é alguém que detesta deus, é blasfemo ou vulgar, entre outros adjetivos... o que deve-se ter em mente é que o ateu não pode detestar ou odiar algo que ele sabe que não existe, ou seja, ele não acredita que existam divindades como: Alá, Javé, Jeová, Jesus, Lúcifer, Zeus, Iemanjá, Tupã... e qualquer outros já criados ou que vierem a ser criados. Muitos ateus (neo-ateus) não se sentem confortáveis com o fato de que a maioria das pessoas acredita em algum deus frequentando ou não alguma igreja, e recentemente surgiram movimentos de combate às religiões mas sobre esse assunto poderei falar em outro post, pois não é o objetivo deste.

Para entender mais ou menos, suponhamos que você seja cristão e acredita em Jesus Cristo. Pense da seguinte forma: você acredita na existência dos deuses gregos do olimpo? Zeus, Atena, Afrodite, Poseidon... e todos os outros? Você acredita que existam todos aqueles deuses do hinduísmo? Se você é cristão vai responder que não. Da mesma forma que o hinduísta deve crer em sua própria cultura e religião, do lugar onde nasceu, achando que o cristianismo é bobagem e mito de um povo que vive no ocidente... O cristão também irá dizer com certeza que o hinduísmo não passa de mitologia e suas histórias são invenções de um povo que vive em outra parte do planeta. Na mente do ateu tanto o hinduísmo quanto o cristianismo e todas as outras religiões são mitos inventados por pessoas em determinados pontos da história da humanidade, em diferentes localidades do planeta, baseados em seus próprios costumes e cultura local. Assim como os índios criaram deuses para explicar fenômenos que sua tecnologia não poderia explicar, a maioria dos povos criam os seus próprios deuses e por muitos outros motivos. Esta é a visão ateísta.

Ateu acredita em que? Como alguém pode não acreditar em nada?

A primeira pergunta refere-se obviamente à religiosidade do ateu, e como o mesmo não acredita que existam deuses e seres invisíveis com poderes sobrenaturais, não haveria qualquer religiosidade em questão. Quanto a não acreditar em nada... bem, o ateu geralmente acredita em fatos sustentados por evidências e geralmente possui caráter crítico e racional.

O crente acredita no poder da oração. Se orar para alguém se recuperar de uma doença, irá acreditar que sua prece for atendida se o mesmo ficar curado. Se a cura não acontecer irá acreditar que sua prece não foi atendida ou porque não teve fé, ou por que não mereceu. O ateu que observar a recuperação de alguém doente, saberá que o tratamento médico é a causa da cura, e se a cura não ocorrer é devido à ineficiência do tratamento ou qualquer outra razão que possa ser investigada e comprovada.

Alguns destes indivíduos crescem sem acreditar que exista um Deus, mas muitos deles nasceram em famílias religiosas ou no mínimo "católicos não praticantes" e no decorrer da vida se fazem alguns questionamentos que os levam a duvidar da existência de um deus ou no mínimo os deixam um pouco desconfortáveis, embora a maioria simplesmente evite pensar em questionamentos a respeito disso.

Esperamos que Deus responda algumas das nossas orações e pratique milagres como curar doenças entre outras coisas mas por que Deus não cura amputados? (entre outras doenças que seria fisicamente impossível) E por que coisas ruins acontecem a pessoas boas e vice versa? Na bíblia Ele manda matarmos quem trabalhe no sábado (Êxodo 35:2); Manda matar crianças desobedientes (Deut. 21:18-21), Manda matar os homossexuais (Lev. 20:13) e mulheres que vão se casar sem serem mais virgens (Deut 22:13-21); Ele também diz que possuir escravos não é errado desde que sejam comprados de países vizinhos e que bater nesses escravos é permitido desde que não os mate. Observem o vídeo a seguir:



Se o futuro ateu leu a bíblia em especial o velho testamento, conheceu aquelas regras de conduta ditadas ali e também as histórias descritas. Ali Deus mandou destruir cidades inteiras e matar todas as crianças, até crianças recém nascidas, animais e o gado. Lembram das dez pragas do Egito? Para retirar o seu povo da escravidão no Egito ele manda castigos para convencer faraó a libertar o seu povo, mas com tamanho poder por que simplesmente ele não castigou o faraó ao invés de castigar uma nação inteira? matar bois, vacas, transformar água em sangue e etc, por último matar todas as crianças primogênitas de todos os habitantes até dos escravos do faraó (menos as do seu povo claro). Algumas novas perguntas surgem na mente do futuro ateu... Vejam o vídeo a seguir:



Em alguns casos estudando a bíblia com mais afinco o futuro ateu encontra algumas inconsistências e informações contraditórias. Outras dúvidas surgem: Como saber se a bíblia foi alterada? Como saber se há partes da bíblia que foram criadas por homem e outras que foram inspiradas por Deus? Como saber se toda a bíblia não poderia ter sido criada por homens sem nenhuma inspiração divina? Observem algumas contradições simples no vídeo a seguir:



Ainda no estudo da bíblia o futuro ateu poderá perceber que o ateísmo não é bem visto nela. Provavelmente é daí que surge o preconceito contra o ateu partindo dos religiosos. Mas por que há tantas pessoas importantes para a humanidade que não acreditam em deus? Será que elas são pessoas ruins? Observem o vídeo com alguns exemplos de ateus famosos:



Outras questões lógicas e filosóficas podem vir a surgir, porém, depois das informações anteriores o futuro ateu provavelmente já chegou ao ponto de se considerar agnóstico, ou seja, não tem certeza se existe ou não um deus, e pode até achar que exista um deus mas não considera a bíblia como modelo a se seguir cegamente, deixando de dar crédito à maioria das histórias contidas nela.

Assumir a posição de que deus não existe pode ser difícil para quem nasceu e cresceu sendo educado em um país onde a maioria é cristã. Nem todos que passam por isso se tornam ateus, alguns simplesmente continuam acreditando em Deus mas passam a pensar de forma mais crítica e eliminando os dogmas religiosos do cotidiano. Como será que o ateu vê as questões morais? Que vantagens tem a vida do ateu? Vejam o vídeo a seguir:



Em sua busca por conhecimento alguns desses agnósticos assumem para si mesmo que não há por que considerar que existam seres invisíveis com poderes sobrenaturais, ou passam a acreditar de forma "diferente". O difícil é assumir isso em público devido ao forte preconceito. Há a ideia de que o ateu deixou de crer na existência de Deus por ter passado por alguma dificuldade ou experiência difícil e por achar que Deus não o ajudou quando precisava ou esqueceu dele. É possível que ajam ex-crentes que tenham começado a duvidar da existência de divindades dessa maneira, apesar de não conhecer casos assim, provavelmente existem. Há também muitos ateus que foram criados em famílias de ateus e por isso não tiveram educação religiosa, e sem essas informações ainda quando criança fica muito mais difícil crer em Deus depois de adultos, afinal se analisarmos friamente as histórias bíblicas, não diferem muito de contos de fadas.

Falarei mais sobre o assunto posteriormente pois esta postagem tem o objetivo apenas de esclarecer sobre o assunto e de certa forma mostrar que a posição do ateu não é nenhum bicho de sete cabeças. Literalmente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário